SEJAM BEM VINDOS!!!!!


Muitos podem se perguntar porque o nome do blog é esse? Eu vou explicar, a algum tempo atrás vi que algumas coisas em minha vida não estavam caminhando bem... como por exemplo o excesso de peso, minha vida profissional, as minhas prioridades etc. Por isso resolvi dar uma jeito nisso tudo! Este é um recomeço...RUMO A GASTROPLASTIA!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Oi, Amigas(os)!!!!

Está chegando a consulta com meu médico, é amanhã, estou super ansiosa pois ficará definidas muitas coisas! Eu me adicionei em um grupo no Facebook que me indicaram muito bom,e que tem me ajudado muito chamado chamado Nutri Gastro Feliz. Se tiverem um tempinho leiam este artigo, eu gostei muito!

Oi gente!!
Todos nós sabemos, que após passar pela cirurgia bariátrica, o volume tolerado pelo estômago é bem menor, e com isso, a necessidade de selecionarmos melhor os alimentos, torna- se maior.
Comer pouco não significa comer mal!!
Tenho observado, não só aqui no grupo, que muitas pessoas que passaram pela cirurgia, sentem dificuldade na ingestão de certos alimentos, o que a curto prazo pode não parecer tão sério, mas a longo prazo, que é o que mais importa, pode causar sérios danos à saúde!
Conversando com alguns profissionais da área, cheguei a conclusão de que mesmo em quantidades pequenas, as refeições devem ser o mais balanceadas quanto forem possíveis, pois alguns nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.
Um dos alimentos, que a maioria dos operados deixam de lado, é a carne vermelha, rica em ferro.
A deficiência de ferro se desenvolve de maneira lenta e progressiva no nosso organismo, por isso a necessidade do consumo diário dos alimentos que o contém.
Segundo os nutricionistas, essa necessidade se torna ainda maior para as mulheres, devido à perda sanguínea que ocorre durante a menstruação.
Eu sei que muitas vezes, é difícil comer carne todos os dias, também sou gastroplastizada e operei recentemente, ainda estou em fase de aprendizado, me acostumando com a nova vida, mas tento dar o melhor de mim, para que minha saúde esteja sempre em dia!!
Outro fato que me preocupa, são as trocas, várias pessoas já me disseram que trocam as refeições por doces, chocolates, bolachas recheadas, hambúrgueres, enfim, por besteiras... "Se não posso comer tudo o que gosto, escolho uma coisa que gosto mais, e como no lugar do almoço ou do jantar!!!" Essa frase ouvi hoje e fiquei realmentre preocupada...
O que posso dizer a estas pessoas???
Não estavam de fato preparadas para passarem pela cirurgia, não tinham consciência de que seria necessário que houvesse uma mudança radical de hábitos!!
Vão emagrecer sim!!! No início vão!!! Mas será que se manterão magras por quanto tempo?? Será que terão uma boa saúde por quanto tempo???
Sugiro a estas pessoas, que revejam seus conceitos, e que façam com que todo o esforço valha a pena!
No início tudo parece fluir melhor, tudo acontece mais rapidamente, mas depois de um tempo, o emagrecimento é mais lento.
Neste momento, se a pessoa não tiver adquirido bons hábitos, se reeducado, o inevitável acontece e o reganho do peso é certo.
Sem contar que a saúde estará comprometida.
Por este motivo volto ao início, e ressalto a importância de se fazer escolhas!
De se priorizar o que realmente é prioridade!!
Acredito mesmo que o acompanhamento nutricional pós cirúrgico é fundamental! O paciente consciente facilita sua própria vida,libera a agenda do seu médico e faz feliz quem o rodeia!!!
Ahhh!!!!! Se mantém magro!!!!!!!!!!!!!



Texto editado por Lu Fernandes.

4 comentários:

  1. Muito bom e essencial esse texto Claudinha.
    Uma das maiores preocupações da minha equipe multidisciplinar é o fato de muita gente operada voltar a engordar.
    Isso é fato, se a pessoa não está disposta a selecionar o alimento que entra no estomago pequeno não deve nem operar.
    ;)
    beijos e boa consulta!

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudinha, pode colocar o texto sim!
    =)

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, estou por aqui tb e tenho um blog, vou ficar feliz se aparecer por lá:
    http://comoelindaanossafamilia.blogspot.com

    Mil beijos!!!!
    Edwiges

    ResponderExcluir